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quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Milho indispensável na mesa do dia a dia para a saúde da família.

Milho - Benefícios para a Saúde

Doces de milho, bolos de milho, cuscuz de milho, milho pre cozido, angu, salgado, pipocas, canjica não pode faltar pelo menos uma vez por mês na sua mesa etc. etc...

O milho é uma excelente origem de muitos nutrientes, incluindo a tiamina (vitamina B1), o ácido pantoténico (vitamina B5), fibras, vitamina C, magnésio, carboidratos, proteínas, vitaminas do complexo B (folato) e sais minerais, tais como o ferro, o fósforo, o potássio e o zinco.

Propriedades de Proteção para o Coração.
A contribuição do milho para a saúde do coração não reside apenas nas suas fibras, mas em quantidades significativas de ácido fólico que este vegetal providencia.

O folato (uma das vitaminas do complexo B), que é reconhecido como necessário para evitar defeitos nos nascimentos, também ajuda a obter níveis mais baixos de homocisteína (proteína tóxica existente no sangue que pode causar danos nas artérias, incluindo as do cérebro e do coração), aminoácido que é um agente intermediário num importante processo metabólico chamado de ciclo de metilação (a metilação é um ciclo bioquímico necessário para a fabricação de DNA, RNA, fosfolipídeos (Mielina), neurotransmissores, hormonas adrenais e de mais de 100 enzimas. Um ciclo completo de  metilação também é necessário para várias reacções de desintoxicação).

A homocisteína pode directamente danificar os vasos sanguíneos através de níveis elevados desta molécula, sendo um factor de risco perigoso tanto para ataques cardíacos, como para derrames ou doenças vasculares periféricas e encontra-se entre 20 a 40% dos pacientes com doenças cardíacas.

Estima-se que o consumo de 100% de folato diariamente (Valor Diário/DV), seria por si só, o suficiente para reduzir o número de ataques cardíacos sofridos pelos americanos anualmente, em cerca de 10%.
Uma dieta rica em folato está associada a um risco reduzido de cancro do cólon.
Uma chávena de milho gera 19,0% do folato necessário diariamente (DV).

Apoio à Saúde do Pulmão.
Consumir alimentos ricos em beta-criptoxantina, um carotenóide vermelho-laranjado encontrado em maiores quantidades no milho, abóbora, papaia, pimentão vermelho, tangerinas, laranjas e pêssegos, significa um menor risco de desenvolver cancro no pulmão.

Num estudo foram recolhidos resultados de mais de 63.000 adultos em Xangai, na China, que foram seguidos durante 8 anos.

Dos que comeram alimentos ricos em crytpoxanthin (elemento da família dos carotenóides), a maioria revelou uma redução de 27% no que respeita ao risco de cancro no pulmão.
Quando os fumadores actuais foram avaliados, os que também se encontravam no grupo que consumia crytpoxanthin e alimentos mais ricos, detectou-se terem um risco menor de cancro no pulmão (37%), em comparação com os fumadores que comiam menos desses alimentos.

Manter a Memória com Tiamina (vitamina B1)
O milho é uma eficaz fonte de tiamina (vitamina B1), fornecendo cerca de um quarto (24,0%) do valor diário (DV) desse nutriente, num único copo.

A tiamina é um participante integral nas reações enzimáticas centrais de produção de energia e também é fundamental para as células do cérebro e para a função cognitiva.

Isto sucede porque a tiamina é necessária para a síntese de acetilcolina (substância química que actua como neurotransmissor essencial para a memória, transmitindo impulsos nervosos entre as células do sistema nervoso) e cuja falta foi descoberta por ser um factor contributivo e significante relacionado com a idade, em função da insuficiência mental (senilidade) e da doença de Alzheimer.
Na verdade, a doença de Alzheimer caracteriza-se clinicamente por uma diminuição dos níveis de acetilcolina.

Não esquecer, de utilizar o milho, em toda e qualquer dieta saudável.

Apoio à Produção de Energia, mesmo sob Stress.
Além da tiamina, o milho é uma magnífica proveniência de ácido pantoténico. Esta vitamina B é necessária para os carboidratos, para as proteínas e para o metabolismo lipídico.

O ácido pantoténico é especialmente aconselhável para quando uma pessoa está sob stress, uma vez que suporta a função das glândulas supra-renais.
Uma chávena de milho produz 14,4% do ácido pantoténico necessário diariamente (DV).
.i-legumes.com
Confira os benefícios do milho para bom funcionamento do organismo
 Milho é um cereal rico em fibras, que traz inúmeros benefícios para a saúde.
Confira os benefícios do milho para bom funcionamento do organismo.

Confira os benefícios do milho para bom funcionamento do organismo
Milho é um cereal rico em fibras, que traz inúmeros benefícios para a saúde.

O milho proporciona inúmeros benefícios à saúde. O alimento, por exemplo, ajuda a prevenir a ação dos radicais livres, que causam o envelhecimento precoce da pele e demais órgãos; auxilia no bom funcionamento do intestino; ajuda a reduzir os níveis de colesterol e a metabolizar gorduras de forma mais rápida, entre outras funções.

Além disso, o milho é um cereal rico em fibras, que elimina as toxinas do corpo humano, ajudando no funcionamento do organismo.

O consumo de milho pode ser feito na sua forma natural, em cereais matinais, mingaus, tortas, canjica, cuscuz, polenta, pamonha e pipoca. No entanto, a nutricionista da Promoção da Saúde da Unimed JP, Raquel do Nascimento Castro, alerta para os excessos. "Algumas preparações são bastante calóricas. Mas, receitas como bolo de tapioca, pamonha sem leite condensado, angu e bolo de milho light podem ser boas opções para quem não quer os indesejáveis quilinhos a mais", explicou.

Segundo a especialista, uma dieta rica em milho auxilia no tratamento das prisões de ventre, pois melhora o trânsito intestinal e acelera a digestão, além de ser um ótimo energético para quem gosta de se exercitar!

CALORIAS

As calorias do milho dependem de como é feito o seu consumo. Verifique o valor calórico nos seguintes preparos (100g):

Milho Verde: 129 kcal
Milho em lata: 109 kcal
Amido de milho: 381 kcal
Milho para Canjica: 371 kcal
Milho para pipoca: 362 kcal
Unimed.jp.
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