O aparelho, alimentado por baterias, identifica hematomas intracranianos logo após a ocorrência do acidente. [Imagem: ONR]
Trauma cerebral
Acaba de ser aprovado o uso do primeiro equipamento portátil para avaliação de trauma cerebral.
A FDA, órgão de saúde dos Estados Unidos, equivalente à Anvisa no Brasil, aprovou o equipamento, que agora começará a ser fabricado em escala industrial.
Isto é essencial para que as autoridades de saúde de outros países avaliem o equipamento e possam eventualmente aprovar seu uso.
Exame na hora
A detecção rápida de hemorragias ou lesões cerebrais é essencial para que o paciente não sofra sequelas graves, recebendo tratamento adequado.
O equipamento portátil permitirá que o exame seja feito no próprio local de um acidente, ou enquanto o paciente se desloca para o hospital em uma ambulância.
"Quando ocorre uma lesão cerebral, cada minuto pode determinar o risco de uma pessoa sofrer uma lesão mais grave ou morrer devido a uma hemorragia cerebral," afirmou a Dra. Theresa Rankin, que chefiou a equipe que desenvolveu o equipamento.
Tomografia computadorizada portátil
O equipamento portátil de detecção de lesões cerebrais será comercializado com o nome de Infrascanner.
Segundo a Dra. Rankin, será como ter um equipamento de tomografia computadorizada totalmente portátil.
O aparelho, alimentado por baterias, identifica hematomas intracranianos logo após a ocorrência do acidente.
O exame dura menos de um minuto, e o resultado depende da cor da luz que se acende no aparelho: uma luz vermelha indica a ocorrência da hemorragia.
Um indicador de intensidade relata também se a hemorragia está aumentando ao longo do tempo.
Diário da Saúde!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário