Os atuadores são minúsculos recipientes pneumáticos, o que significa que o paciente sente como se a espuma inteligente estivesse "se enchendo", de forma totalmente macia e confortável.[Imagem: Fraunhofer]
Úlceras de compressão
Quem trabalha sentado sabe o quanto isso pode ser desconfortável ao longo do dia, sobretudo por causa das dores, que podem ir das coxas às costas.
Com isso é possível imaginar o que passa um cadeirante ou um paciente hospitalizado, que precisam ficar o todo todo sentados ou deitados, sempre na mesma posição.
Os problemas vão além das dores incômodas, frequentemente chegando até às chamadas úlceras de compressão, um problema sério e de difícil tratamento, que pode resultar na sepse.
Estofamento inteligente
Mas a ajuda está a caminho.
Engenheiros alemães inventaram um estofamento inteligente, que possui um sensor que equaliza a pressão seletivamente.
Isto significa que, em vez de a pessoa precisar se ajeitar continuamente para evitar o desconforto ou a pressão localizada, é o próprio assento que se ajusta continuamente.
A espuma inteligente elimina a necessidade do auxílio de terceiros, sobretudo em hospitais. Uma pesquisa recente mostrou que a falta de cumprimento das rotinas de mudança de posição na cama é uma das principais causas das úlceras de pressão.
Aparelho eletrônico previne úlceras de pressão
Suspensão a ar
A espuma é repleta de sensores e atuadores: os primeiros detectam a posição e os segundos agem para contrabalançar essa pressão.
São cerca de 100 sensores para uma área equivalente ao assento de uma cadeira.
Os atuadores são minúsculos recipientes pneumáticos, o que significa que o paciente sente como se a espuma estivesse "se enchendo", de forma totalmente macia e confortável.
Os pesquisadores afirmaram ter dado maior atenção na fabricação de sensores e atuadores de baixo custo, para que a espuma inteligente possa chegar rapidamente ao mercado a um preço que viabilize sua adoção por pessoas individuais e hospitais.
Diário da saúde!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário